Motivos para se ter um Kindle

13.7.18

 Eu sempre fui avesso à ideia de ter um leitor digital, ou até mesmo de ler livros pelo celular, pois para mim nenhum outro formato de leitura substituiria algo tão mágico quanto um livro físico. Porém, no final do ano passado minha mãe se propôs a me presentear com um Kindle e, apesar de nunca ter simpatizado com a ideia, pesquisei mais sobre as funcionalidades deste aparelho e acabei aceitando.

 Para quem não sabe, "Kindle" é um leitor digital desenvolvido e vendido pela Amazon, empresa multinacional referência em vendas on-line. O aparelho é utilizado para a leitura de e-books de forma prática e confortável, tendo todo o seu espaço de armazenamento exclusivo para comportar inúmeros livros.

 Para utilizá-lo é necessário ter uma conta na Amazon (algo que você pode criar de forma gratuita) e adicionar uma forma de pagamento para os livros que deseja adquirir. Após logar no aparelho você tem acesso à loja, onde é possível pesquisar por qualquer livro que você queira e realizar a compra. Após a finalização da compra o e-book será salvo automaticamente em sua biblioteca e para ler basta selecioná-lo.

 Apesar de vivermos em uma sociedade que não possui o hábito de ler livros, ainda é mais fácil vender um livro físico do que um livro digital. Foi justamente por saber disto que eu escrevi este post com motivos para se ter um Kindle, para mostrar-lhes que esta pode ser uma opção muito viável e vantajosa para muitos de vocês.

Motivos para se ter um Kindle

1. Facilidade para ler no transporte público 

 Esta foi sem dúvidas a primeira vantagem que eu percebi ao adquirir um Kindle. Por ser um aparelho extremamente leve e não muito grande (um pouco maior que um celular e um pouco menor que um tablet) ele acaba sendo uma ótima alternativa para aquelas pessoas que adoram ler no ônibus mas que infelizmente nem sempre conseguem garantir seus assentos. 

 É também muito vantajoso para universitários, que estão constantemente submetidos a rotinas corridas e que precisam transitar de um local para outro a todo momento, tudo isso mantendo as leituras necessárias em dia. 

2. Não prejudica as vistas 

 Esta é uma das qualidades do Kindle muito explorada pela Amazon, inclusive. Diferente do que se é de imaginar inicialmente, o Kindle não possui luz prejudicial às vistas, isto é, para aquelas versões que possuem luz na tela, pois nas versões mais antigas (como o meu) ele sequer possui luz própria. Isto mesmo, se você apagar a luz do ambiente torna-se impossível continuar lendo, igualzinho à um livro físico. 

 O mais interessante sobre isto é que a tela do aparelho possui toda uma estratégia para te fazer ter a sensação de que você está folheando um livro físico. Até as páginas são daquele tom amareladinho que é o favorito da maioria dos leitores.

3. É mais barato

 Apesar do aparelho custar entre R$280 e R$300 em suas versões mais antigas, e R$480 em suas versões mais recentes, este investimento pode retornar ao seu bolso após algum tempo, pois de forma geral os e-books custam bem menos do que as edições físicas.

 É claro que isto não é uma regra, pois já encontrei alguns e-books que são ainda mais caros do que suas versões físicas e outros com preços bem semelhantes, porém na maioria esmagadora dos casos existe uma diferença de no mínimo R$5,00 e no máximo... bom, não tenho esta informação para compartilhar com vocês, porém posso exemplificar com a minha compra de The Hate U Give (traduzido no Brasil como O ódio que você semeia), onde a edição física estava custando R$60,00 e o e-book saiu por R$15,99. Além desse eu também já comprei um e-book de Memórias Póstumas de Brás Cubas por R$1,40 e One of Us is Lying (traduzido no Brasil como Um de nós está mentindo) por R$14,99.

P.S.: Vale lembrar que comprando um e-book não é necessário pagar frete, então você definitivamente acaba gastando bem menos.

4. Economiza papel

 Eu sei que esse motivo para alguns pode não valer de nada, mas de fato precisamos levar em consideração o quanto gasta-se de papel para imprimir inúmeras cópias de um único livro. Acredito que só de fazer uma reflexão rápida sobre o assunto você conseguiu concluir que o número gasto de papel para isto é: MUITOS

 Tirando o fato de que para cada tonelada de papel é necessária de 2 a 3 de madeira para produzi-la, é preciso ainda considerarmos a enorme quantidade de água que se gasta neste processo. Tudo bem que hoje existe uma preocupação com este cenário, e a maioria das madeiras utilizadas são de zonas reflorestadas, porém a utilização desta grande quantidade de água pode afetar de forma efetiva os recursos hídricos de diversas regiões. 

 Com tudo isto eu não estou dizendo que devemos abrir mão de todo e qualquer livro físico, muito pelo contrário, até porque eu acredito que apesar de todos estes benefícios de se ter um leitor digital, ele nunca substituirá a magia que é ter um livro físico em mãos. O que eu quero dizer com isto é que precisamos nos atentar mais ao processo como um todo e perceber que mudanças são necessárias, e a utilização deste aparelho é uma delas.

______________________________________

#DicaDoGus

 Como eu sei que para muitos de vocês o mais atrativo na utilização do Kindle é o custo benefício, devido aos preços inferiores dos e-books sobre os livros físicos, decidi compartilhar uma dica para aumentar ainda mais e economia de vocês ao adquirir novos livros, que é o CupomValido.

 O CupomValido é um site que reúne promoções e cupons de desconto com o objetivo de ajudar as pessoas a economizarem em suas compras on-line, independente de quais sejam. Ao acessar o site você pode encontrar cupons de descontos dos mais diversos tipos para inúmeras lojas, podendo conseguir descontos surpreendentes (encontrei descontos de R$130 e também cupons de 70% de desconto).

 O melhor de tudo é que não há qualquer perigo ao utilizar o CupomValido, pois eles só disponibilizam o cupom, e a compra é feita normalmente através do site oficial de cada loja. 

Como eu faço para utilizar este serviço?
 Basta acessar o site do CupomValido e selecionar a loja na qual você pretende realizar sua compra (você pode procurar pela loja na lateral direita, onde encontra-se as lojas em ordem alfabética, ou em meio aos logos). 

 Em seguida o site lhe mostrará todos os cupons de descontos e promoções válidas para aquela loja, aos quais você poderá escolher aquele que mais lhe for conveniente (clique aqui para acessar)

 Eu aproveitei para utilizar a Amazon como exemplo justamente para mostrar-lhes que no final das contas um e-book para ser lido no seu Kindle sai bem mais barato do que um livro em sua edição física, pois além do produto já ser efetivamente mais barato, você ainda pode garantir um desconto bem bacana com o CupomValido.

  ______________________________________

 Além de dar-lhes alguns motivos para se ter um Kindle, ainda fiz questão de compartilhar com vocês uma mega dica de compras da qual eu tenho certeza que muitos irão usar e abusar (e com toda razão). Que tal aproveitar e compartilhar todas essas dicas com os amigos e familiares? Talvez seja ainda mais útil para alguns deles! 

 Obrigado pela visita!

  • Compartilhe:

Você também pode gostar desses aqui

7 comentários

  1. Oi, Gustavo
    Eu não tenho tanto preconceito com leitores digitais, até porque uso muito meu celular e tenho mais facilidade em encontrar e-books do que livros físicos, mas o Kindle ainda é muito distante para mim. Não tenho grana suficiente pra investir tanto agora, principalmente porque quero comprar um notebook, aí fica mais difícil.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      Entendo sua situação, é importante sempre priorizarmos aquilo que precisamos mais.
      Mas se um dia tiver a oportunidade adquira um, acho que você gostaria bastante.

      Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Oi Gu
    Eu era como você e virava muito a cara para os ebooks, até que surgiu a necessidade de ler alguns livros dessa forma, como e-books enviados por autores, livros ainda não finalizados que me foi pedido pra ler e coisas assim. Ai baixei o aplicativo no celular e passei a ler os ebooks assim. Pra minha total surpresa, eu estou adorando ler no celular. Leio super rápido e é uma ótima opção pra quando vou fazer alguma coisa na rua e levo só o celular. Eu ando cogitando muito comprar um kindle com luz interna pra poder ler a noite, mas antes eu tenho que trocar de celular, o meu está todo quebrado e de nootbook, já que o meu é bem fraquinho e está servindo como um intermediário até eu ter dinheiro pra comprar outro, mas depois desses dois que preciso muito, pretendo sim comprar o aparelho pra mim. Acho que facilita muito a vida e eu paro de lotar a memória do meu celular com ebooks, já deixo sempre uns três baixados pra poder escolher qual ler hehe.
    Adorei o seu post. Bem explicadinho.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, tudo bem?
      Acredita que pelo celular eu travo para ler? Não sei muito bem se é falta de disciplina, porque ai eu fico vendo as notificações ou se é porque eu simplesmente não gosto, mas não dá muito certo pra mim.
      De qualquer forma, faça isso sim, primeiro priorize o que você mais precisa e depois compra um, acho que será muito útil pra ti.

      Muitíssimo obrigado pela visita <3

      Excluir
  3. Os meus motivos seriam pelo meu tempo, o único horário que tenho é indo para a faculdade mas infelizmente já esta meio escuro e também não dá, eu quero muito comprar um !

    Chata Moderna

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Durante bastante tempo virei a cara para e-book readers, apesar do incentivo de amigos próximos. Ao assumir um trabalho em que eu precisaria ler bastantes artigos, dissertações e teses, percebi a fadiga de ler durante bastante tempo no ecrã do computador. Decidi pelo Kindle Paperwhite, para poder utilizar também em casa (tenho o hábito de ler também deitado, o que me coloca contra a luz). Foi uma grande mudança em minha vida. Como passo a semana trabalhando em 3 cidades próximas, posso levar bastante material de trabalho para todos os lugares. Alguns preços no Kindle são tão bons, que compro o e-book mesmo já possuindo o físico. Já encontrei em e-book uma edição esgotada de um livro (O Duplo, Otto Rank) por $35, enquanto a edição física não sairia por menos de $280. Optei pelas obras completas do Fernando Pessoa por $4 em ebook, enquanto a física estava por volta de $120. Achei um ótimo investimento, e teria comprado antes, se soubesse que me adaptaria tão bem a ele.

    ResponderExcluir