![]() |
Foto da marca Ayala |
Uma das maiores dificuldades em vestir peças de marcas Slow Fashion é justamente encontrá-las para comprar
Antes de tudo é necessário dizer que eu não sou (ou já fui) um cliente ativo de todas as marcas, mas isto não anula o fato de que eu acredito e simpatizo com o propósito de cada uma. Além do mais, acho muito importante compartilhar com vocês marcas de propósitos e posicionamentos diversos, já que nem todos os meus leitores compartilham das mesmas ideologias, biotipos, orientações sexuais e gêneros. Foi justamente através desta reflexão que eu reuni um total de 4 Marcas de Slow Fashion para conhecer e se apaixonar.
A Ayala é uma marca Slow Fashion que se preocupa com o bem-estar e autoestima das mulheres, independente de seus tamanhos. Eu conheci a marca através da encantadora Layla Brigido, que nesta última semana posou para algumas fotos com peças da marca, o que me fez acessar a loja virtual e ficar completamente encantado com a beleza das peças.
Em tempos quando se fala tanto em empoderamento feminino, é essencial que este lugar de fala também seja ocupado por mulheres gordas, que acabam sendo umas das mais afetadas pelo padrão de beleza europeu imposto pelos grandes canais de comunicação. O papel da Ayala e de diversas outras marcas que se preocupam com a beleza do corpo feminino, seja ele magro ou gordo, branco ou negro, cis ou trans, é o de contribuir para essa autoaceitação tão importante para as mulheres da nossa sociedade.
Desde que eu passei a utilizar a moda como a ferramenta de comunicação que ela realmente é, uma das minhas maiores buscas foi por roupas sem gênero, roupas com cortes e caimentos que sirvam tanto para homens quanto para mulheres. É por isto que eu fico imensamente feliz quando tenho a oportunidade de compartilhar marcas como a Lucas Matheus, uma marca Slow Fashion que produz peças para todxs.
Atualmente a moda agender vêm conquistando cada vez mais espaço dentro deste cenário fashion, algo que me deixa imensamente feliz, pois me traz a sensação de que cada vez mais estamos nos utilizando da moda para comunicarmos quem somos e o que acreditamos. E quando falamos em moda agender não necessariamente precisamos falar de homens vestindo saias, mas de pessoas que vestem aquilo que as deixam confortáveis e que mostram suas verdadeiras identidades.
A Snipper é uma marca carioca que tem como objetivo trazer ao mercado uma moda masculina mais casual e que possua a essência do Rio. A marca faz questão de ressaltar a beleza negra e também de utilizar estampas e cores que façam referência à cultura africana.
Eu conheci a Snipper quando passei a buscar por peças com estampas e cores símbolos da cultura africana. Como eu já disse inúmeras vezes, a moda é uma das minhas principais ferramentas de comunicação, portanto não é surpreendente que eu tenha sentido a necessidade de utilizar peças que afirmem essa minha essência quando eu finalmente passei a me enxergar como negro. É por isso que eu gosto tanto da Snipper, porque ela possibilita que nós, negros, tenhamos acesso a peças que simbolizem a cultura de nosso ancestrais, nos dando outra alternativa de moda e beleza que não a europeia.
E como já era de se esperar, eis aqui a Urban Flowers, uma das minhas marcas favoritas quando o assunto é Slow Fashion. Para quem não conhece, a Urban Flowers é uma marca de sapatos veganos e artesanais que conquistou muitos consumidores pelos seus lindos designs e pelo seu preço super acessível.
Confesso para vocês que uma das minhas primeiras preocupações ao parar de consumir peças de Fast Fashion (falo sobre isso aqui) foi encontrar sapatos produzidos fora deste sistema, afinal de contas, roupa é mais fácil de substituir, é só ir em brechós (na maioria das vezes), agora sapatos... Mas felizmente eu estava bem enganado e algumas semanas depois de iniciar essa busca eu conheci a Urban pelo Instagram. Inicialmente eu acreditei que não teria condições de adquirir qualquer sapato, pois são todos muito lindos e diferenciados, mas aí eu entrei no site e pulei de alegria ao ver essas belezuras por apenas R$89,99. É por isto que hoje em dia quando me pedem recomendação de marcas sustentáveis, veganas ou Slow, a primeira que eu sempre falo é a Urban, não só pela qualidade do produto como também pelo custo benefício.
Bônus: Paninhos
Essa não é uma marca de Slow Fashion mas encaixa-se muito bem no quesito sustentável e, portanto, decidi compartilhá-la com vocês. A Paninhos é uma marca que tem o objetivo de auxiliar as pessoas a diminuírem o lixo que produzem. No site deles é possível encontrar muitas alternativas artesanais para uma menor produção de lixo, como guardanapos de pano, canudos reutilizáveis de bambu (eu achei isso simplesmente genial), saquinhos reutilizáveis, estojos para talheres, etc... E quase tudo é feito de tecido, daí surge o nome Paninhos.
Queria aproveitar também para recomendar um blog que é o primeiro a vir à minha mente quando o assunto é lixo zero, que é o Um ano sem lixo. O blog é escrito pela Cristal, e lá ela compartilha muitas alternativas para te ajudar a diminuir a quantidade de lixo que você produz, o que vai desde produtos de limpeza naturais (inclusive ela também ensinou no canal da JoutJout, clique aqui para assistir) até desodorantes, também naturais.
_______________________________________
Eu realmente espero que este post seja útil para todos vocês. Eu tentei trazer marcas com diferentes propósitos e que oferecem produtos para todos os públicos, tudo isso por um preço "acessível". Eu costumava acreditar que quase não existiam marcas Slow que vendessem por preços pelos quais eu poderia pagar, mas hoje eu sei que isto não é uma verdade absoluta, pois toda vez que me disponho a pesquisar por marcas desse segmento eu acabo me surpreendendo positivamente com aquilo que encontro. Portanto, meu maior conselho é: pesquise. Assim como eu, existem muitos outros blogueiros e Youtubers que falam sobre esse assunto e que provavelmente já recomendaram algumas marcas e produtos.
E aqueles que estiverem a procura de mais opções podem me chamar na direct do Instagram (@ogustavomendes) que eu ficarei imensamente feliz em compartilhar com vocês mais algumas marcas que eu conheço e que acabei não citando neste post.
2 comentários
Oi Gu
ResponderExcluirEu nunca fui uma pessoa louca por compras, mesmo. Eu gosto de roupas que duram horrores, que são atemporais. Ai eu descobri que isso se encaixa no Slow fashion e fiquei bem feliz com isso. Achei a Ayala incrível. Realmente é complicado encontrar marcas de Slow fashion, mas espero que o mercado cresça.
Vidas em Preto e Branco
Oi Lary,
ExcluirNossa fico imensamente feliz em saber disto. É tão bacana quando estamos tendo as atitudes certas mesmo sem nos darmos conta, né? É isso mesmo, roupa tem que durar muito e ser bem aproveitada <3
Vamos torcer pro mercado de Slow Fashion crescer cada vez mais!
Beijos e obrigado pela visita!